Fertilização In Vitro

Auxiliando a formação de novas famílias

A Fertilização In Vitro (FIV) é o tratamento frequentemente realizado por atualmente ser a opção da medicina reprodutiva que oferece mais chances de gravidez para aqueles que enfrentam dificuldades para engravidar após um ano de tentativas. Os passos básicos são o estimulação ovariana, coleta de óvulos, fertilização in vitro, cultura dos embriões e transferência dos embriões.

Para assegurar a eficácia, é necessário o um acompanhamento minucioso pelo médico especialista que, com medicamentos adequados, haja um desenvolvimento, crescimento e maturação saudável dos óvulos. De modo geral, o processo de fecundação é bem parecido ao natural (ou seja, o que ocorre dentro do útero). A maior diferença é que ele é feito em laboratório.

Fertilizacao in vitro
Dúvidas Frequentes

O processo consiste em o espermatozóide do homem e o óvulo da mulher serem fertilizados fora da trompa uterina, em um ambiente laboratorial. Um ou mais óvulos fertilizados (embriões) podem ser transferidos para o útero da mulher, onde eles serão implantados no endométrio para se desenvolver.

Fatores hormonais, anatômicos, ovarianos e imunológicos serão avaliados. Para os homens, o exame de espermograma é fundamental pois fornece informações que podem ser também uma das causas do problema.

A fertilização in vitro é indicada para casos de lesão das tubas, como sequela de infecção tubária (doença inflamatória pélvica), gravidez nas trompas, laqueadura sem chance de reversão, endometriose, infertilidade masculina ou em casos de infertilidade sem causa aparente.

A chance de sucesso pode variar de 40 a 50% para mulheres até 35 anos, 30 a 40% entre 36-40 anos com queda a partir de então podendo chegar a 1% após os 43 anos. No entanto, as taxas de sucesso da fertilização in vitro podem variar bastante, dependendo de diversos fatores.

Opiniões de pacientes

Depoimentos
Carla

Acompanho a Dra. Ana há anos e não abro mão. Ela sempre se atualiza, é atenciosa e nunca me tratou como só mais uma paciente. É raro encontrar esse nível de cuidado hoje em dia.

Carla

Bianca

A Dra. Ana me ajudou em um momento muito delicado com um atendimento que foi além da medicina. Ela tem empatia, escuta e acolhe como poucas profissionais que já conheci.

Bianca

Marina

O que mais me impressionou na Dra. Ana foi a forma como ela explica tudo, sem pressa, com uma escuta verdadeira. Dá pra sentir que ela se importa de verdade com cada paciente.

Marina