Receptividade Endometrial: Entenda como funciona

A receptividade endometrial tem papel fundamental no sucesso ou fracasso da gravidez. Isso porque o endométrio deve estar preparado para receber o embrião.

A realização da transferência do embrião deve alinhar-se com a janela de implantação, e é esse o principal papel do teste ERA (Endometrial Receptivity Array).

Alterações uterinas, como endométrio fino e expressão alterada de moléculas adesivas, fatores imunológicos, defeitos espermáticos ou mesmo distúrbios genéticos e alterações cromossômicas podem diminuir a receptividade endometrial, provocando a falha de implantação.

O resultado do exame de receptividade endometrial indica quando o endométrio está mais receptivo à fixação do embrião. Portanto, esse é o melhor momento para transferir os embriões para o útero em um ciclo de fertilização in vitro (FIV), reduzindo os riscos de falha de implantação, um dos fatores mais relevantes no tratamento da infertilidade.

O exame é realizado através da biópsia de uma pequena amostra de tecido endometrial, que é um procedimento fácil e rápido de ser realizado por um ginecologista. A partir dessa amostra, é obtido o RNA por técnicas genéticas para análise dos genes de interesse.

O embrião é congelado até que o resultado seja disponibilizado e transferido apenas no ciclo seguinte. Um resultado receptivo permite a transferência no próximo ciclo, no período determinado pelo teste, enquanto um não receptivo sugere um deslocamento do período de receptividade.

O ERA é indicado em casos de repetidas falhas de implantação do embrião no endométrio em outros ciclos de FIV com embriões de qualidade.

Para quem o teste é indicado?

O teste só pode ser indicado para casais que estão em processo de FIV, pois apenas nessa técnica o especialista em reprodução assistida pode escolher o momento da transferência dos embriões ao útero para implantação.

Se você possui dúvida sobre esse e outros assuntos relacionados a reprodução assistida, clique aqui e entre em contato para agendar uma consulta.

Adicione seu comentário