Sim! Caso esteja apresentando ciclos menstruais regulares é muito provável que o seu ovário esteja funcionando adequadamente e apresentando ovulações, é possível sim engravidar.
Mas é necessário conhecer melhor as particularidades dessa condição para que se compreendam quais são as chances reais de uma concepção.
Existem diversos problemas que podem levar a perda de uma das trompas, como endometriose, obstrução ou uma gravidez ectópica.
A diferença é que quando a mulher tem dois ovários a cada ciclo menstrual um dos ovários libera um óvulo para ser fecundado, e esta liberação alterna entre um e outro ovário. Quando a mulher passar a ter um único ovário, ele sozinho passa a liberar o óvulo em todos os ciclos menstruais.
Para auxiliar no processo de concepção de mulheres que possuem apenas uma trompa, alguns exames podem ser realizados visando verificar a dificuldade de engravidar.
A histerossalpingografia, por exemplo, é o exame que identifica as condições de permeabilidade das trompas ou da trompa existente. Ao verificar se ela está saudável e desobstruída indica-se que ela está apta para viabilizar uma gravidez.
Caso a capacidade reprodutiva seja confirmada por meio da boa condição da trompa restante, algumas técnicas podem ser adotadas com o objetivo de aumentar as chances de gravidez por meio dessa trompa.
Por isso, a relação sexual deve acontecer principalmente no mês em que o ovário do lado da trompa saudável liberar o óvulo. Simultaneamente, também pode ser feita a indução da ovulação, por meio de medicamentos. Isso permite que mais óvulos sejam liberados pelo ovário saudável, aumentando as chances de concepção natural.
Se a mulher ainda possui pelo menos uma trompa em boas condições e óvulos que ficam maduros, ainda pode haver boas chances de engravidar. Nestes casos, é fundamental o acompanhamento com o médico, que irá monitorar a ovulação mês a mês para que dê tudo certo!
Add Your Comment