A busca por tratamento dos transtornos de saúde mental gera dúvidas em quem tem intenção de engravidar ou mesmo em quem já está gestante. Para o antes, a questão é se os remédios antidepressivos prejudicam a fertilidade de alguma forma. Saiba que há alguns pontos a se considerar:
Vou conseguir engravidar?
O uso de antidepressivos não interfere na fertilidade e também não impede a gravidez, mas pode dificultar o processo de concepção do bebê por causar irregularidades no ciclo menstrual.
Além disso, alguns antidepressivos podem diminuir a libido, causando disfunção erétil e problemas na ejaculação, o que levará a uma diminuição da chance de gravidez por conta da ausência de relações.
Contudo, somente determinados tipos de antidepressivos interferem diretamente nos ciclos menstruais e na produção de hormônios nas mulheres. Alguns antidepressivos que podem causar esses efeitos são os tricíclicos e alguns inibidores da recaptação da serotonina.
E para quem já engravidou e tem dúvidas sobre como seguir com o tratamento, saiba que é preciso uma avaliação antes de retirar o medicamento por completo.
Após a conquista do resultado positivo, os casos mais leves de depressão durante a gravidez podem ser tratados com psicoterapia, por exemplo.
Mas e se preciso dos antidepressivos para ficar bem?
Mas se for necessário o uso de remédios, saiba que é perfeitamente possível após a avaliação pelo psiquiatra dos riscos e benefícios envolvidos, já que alguns medicamentos são considerados relativamente seguros durante a gestação.
Apenas enxergando o lado negativo da medicação, o tratamento geralmente é negligenciado pelas futuras mamães. E uma depressão não tratada corretamente pode gerar problemas não apenas à gestante, mas também ao bebê.
Para mulheres que estão passando por tratamento e cuidando da saúde mental, é essencial ter uma rede de suporte muito sólida para poder engravidar. E o ponto de partida é conversar não apenas com o médico ginecologista, mas também com o médico psiquiatra.
Add Your Comment