Tratamento para Endometriose: Como funciona?

A endometriose acomete aproximadamente uma a cada dez mulheres em idade reprodutiva e geralmente é diagnosticada em mulheres na faixa dos 25 aos 35 anos de idade. Mas o tratamento para endometriose pode ajudar.

A doença pode ser bastante dolorosa e se manifestar por meio de cólicas intensas ou desconforto durante as relações sexuais. Mas em alguns casos, é assintomática e leva anos para ser diagnosticada.

Vale destacar que a intensidade da dor não está relacionada à extensão do problema, já que algumas mulheres com a doença muito extensa não têm dor alguma, enquanto outras com pequenos focos sentem dor a ponto de necessitarem de um atendimento de emergência.

Como funciona o tratamento?

O tratamento da endometriose a pode ser tanto medicamentoso, por meio do uso de analgésicos, anti-inflamatórios, progestágenos, pílulas de baixa dose, análogos de GNRH ou DIU Mirena ou cirúrgico de forma aberta, videolaparoscópica ou robótica.

Apenas quando o uso dos medicamentos não surge efeito e não há alívio da dor, há indicação de tratamento cirúrgico. Nas pacientes que não tem dor, mas enfrentam dificuldade para engravidar, caso não haja a mesma indicação cirúrgica pela gravidade da doença, indica-se um tratamento que auxilie a alcançar a gravidez, como indução de ovulação até, eventualmente, fertilização in vitro.

Cura permanente?

É importante compreender que não existe cura permanente para a endometriose. O objetivo do tratamento é aliviar a dor e amenizar os outros sintomas, como favorecer a possibilidade de gravidez e diminuir as lesões causadas pela endometriose.

O recomendado é que as gestantes que já tiveram a doença façam um acompanhamento mais cuidadoso da gravidez. Ela não impede uma gestação plenamente saudável, mas pode provocar mais riscos de complicações na placenta, partos prematuros ou necessidade de cesariana.

A endometriose apresenta sintomas e consequências muito diferentes em cada mulher, por isso é importante que você esteja muito bem informada antes de escolher o tratamento mais adequado para o seu caso.

Add Your Comment

WhatsApp