Enxaqueca Pré-Menstrual: Como evitar?

A enxaqueca pré-menstrual ocorre pela oscilação de hormônios durante o ciclo: o estrógeno e a progesterona estão elevados até bem próximo ao início do ciclo e, assim que a menstruação chega, seus níveis descem.

Algumas mulheres têm crise nos dias que antecedem a menstruação e outras têm no período propriamente dito, podendo ser leve ou intensa, chegando a ser insuportável a ponto de necessitar de medicações endovenosas e repouso absoluto.

A enxaqueca pode ocorrer também em mulheres que fazem uso de contraceptivos orais, durante o período de interrupção da pílula, entre uma cartela e outra.

Assim como uma enxaqueca que não esteja ligada à menstruação, ela também pode causar enjoo, vômito, vista embaçada, dor nos olhos e visão de pontos luminosos.

Existem mulheres em quem a enxaqueca menstrual vem fraca, de modo que algumas acabam se conformando com este pequeno mal. Vão administrando a dor de cabeça e demais sintomas por conta própria, com ou sem analgésicos.

Nas mulheres com um ciclo menstrual regular, é possível equilibrar os níveis de estrógeno na semana da menstruação com suplementação em forma de comprimido, gel vaginal ou adesivos.

Além da medicação, outras formas de aliviar a enxaqueca pré-menstrual são com uma alimentação saudável, sem excessos e com redução de alimentos industrializados e gordurosos. Também é recomendado não ficar sob luz forte nem em ambientes com muito barulho, pois isso costuma intensificar a dor.

Já as enxaquecas aleatórias, com aura, de difícil controle e não relacionadas ao ciclo menstrual devem ser acompanhadas pelo neurologista. Por mais que dor de cabeça seja algo “comum”, ela deve ser investigada assim como qualquer outro problema.

Add Your Comment

WhatsApp