Fertilização e Inseminação: Qual a diferença?

Muitas pessoas que sofrem com algum problema de fertilidade e precisam de ajuda médica para realizar o sonho de gerar um filho. Para isso os processos de Fertilização e Inseminação podem ajudar.

As técnicas de reprodução assistida estão cada dia mais avançadas e existem diversas opções de tratamento, o que torna comum a confusão que fazem da inseminação com a fertilização in vitro. 

Como funciona a Inseminação Artificial?

Na Inseminação Intrauterina, também conhecida como Inseminação Artificial, o sêmen é coletado e colocado diretamente no útero. O processo consiste em diminuir o caminho percorrido pelo espermatozoide até o óvulo.

Para potencializar as chances de sucesso, a paciente é orientada a tomar uma medicação à base de hormônios, como as gonadotrofinas e HCG, que estimula a ovulação. Essa técnica é utilizada nos casos em que há uma redução do número e/ou da motilidade dos espermatozoides, causando a impossibilidade de gravidez.

E a Fertilização In Vitro?

Já na Fertilização In Vitro, é realizada a indução da ovulação com objetivo de amadurecer maior número de óvulos. O tratamento passa por cinco etapas: estimulação dos ovários, extração dos óvulos, fertilização dos óvulos com os espermatozoides, incubação dos embriões e transferência.

No laboratório, após a aspiração, os óvulos são separados, cultivados e classificados quanto à sua maturidade. Após a coleta do sêmen por masturbação, óvulo e espermatozoide entram em contato para dar origem ao embrião. Dois a cinco dias após esse procedimento, um ou mais embriões são colocados na cavidade uterina para aguardar a implantação.

A FIV é um procedimento mais complexo, indicado para casais nos quais a mulher sofre com problemas nas trompas ou quando o homem tem alterações importantes no sêmen, por exemplo.

Ou seja, a principal diferença entre Inseminação Artificial e Fertilização In Vitro é que na Inseminação, a fecundação é para ocorrer dentro da pelve feminina, da forma que aconteceria naturalmente. Na Fertilização, o embrião se forma no laboratório. Somente depois da fecundação ter ocorrido ele é implantado no útero.

Se precisa de ajuda, agende uma consulta!

WhatsApp