A janela de fertilidade é o intervalo de seis dias entre o início e o fim da ovulação.
É neste período que as chances de engravidar estão maiores. Por isso, quanto mais a mulher conhecer seu ciclo e perceber as mudanças que ocorrem, maior a chance de conceber.
Durante a janela de fertilidade os óvulos e os espermatozoides atingem sua viabilidade máxima, ou seja, que apresentam todas as condições necessárias para a fertilização.
Eles podem permanecer ativos até 5 dias e os óvulos só podem ser fertilizados até cerca de 24 horas (um dia) depois de serem libertados do ovário (ovulação). Se pretende engravidar, é importante ter relações sexuais neste período.
O intervalo máximo de fertilidade pode ser calculado por meio da análise do intervalo entre as menstruações, por testes de ovulação e pela análise do muco cervical.
Em geral, o período fértil se inicia do primeiro dia em que o muco cervical de torna mais claro e elástico, com intensa lubrificação, prolongando-se pelo menos por três dias. A janela da fertilidade ocorre num intervalo de, no máximo, seis dias, sendo esses três os mais importantes para a concepção.
Além disso, próximo do período da ovulação, algumas mulheres relatam sentir desconforto abdominal e um aumento da tensão mamária e do desejo sexual. Mas é importante ressaltar que nem todas as mulheres têm estes sinais e sintomas.
Se você está precisando de orientação, entre em contato e agende uma consulta. Realizo atendimentos em Salvador/BA nas clínicas Cenafert e Insemina, ajudando mulheres a realizar o sonho da gravidez, entender os dilemas do próprio corpo e a buscar qualidade de vida.
Add Your Comment