Miomectomia é a cirurgia na qual se faz a retirada de miomas uterinos. Pode ser realizada através de laparotomia exploradora, videolaparoscopia ou histeroscopia cirúrgica.
A escolha da via cirúrgica varia de acordo com o tamanho e a localização do mioma. Às vezes, em virtude do tamanho, é necessário mais de um tempo cirúrgico.
Uma mulher apresentando miomas uterinos é inicialmente submetida a tratamento clínico. O tratamento cirúrgico se dá quando os sintomas se exacerbam mesmo durante o tratamento medicamentoso, quando o mioma apresenta crescimento rápido ou quando na detecção ele já se apresenta com um tamanho maior ou igual a 5 cm.
A miomectomia é uma cirurgia bastante vantajosa quando bem indicada. Permite a preservação do útero, tão importante para aquelas mulheres que desejam engravidar ou que relacionam o útero à sua feminilidade.
Além disso, por se tratar de uma cirurgia relativamente simples, permite um menor tempo cirúrgico, diminuindo os riscos inerentes ao procedimento.
O mais importante na cirurgia para retirada de miomas é o pré-operatório. É necessário um exame ultrassonográfico minucioso da cavidade pélvica, localizando exatamente cada mioma, suas dimensões e limites em relação à parede externa e interna do útero.
Lembre-se: Apenas um médico ginecologista pode indicar qual a melhor técnica cirúrgica para cada caso!
Se você está precisando de orientação, entre em contato e agende uma consulta. Realizo atendimentos em Salvador/BA nas clínicas Cenafert e Insemina, ajudando mulheres a realizar o sonho da gravidez, entender os dilemas do próprio corpo e a buscar qualidade de vida.
Add Your Comment