Já ouviu falar em reposição hormonal? Sabe como funciona?
A fase do climatério, quando a mulher começa a transição para a menopausa, faz com que alguns hormônios, como o estrogênio e a progesterona, diminuam bruscamente sua produção o que ocasiona alterações corporais e psicológicas.
A reposição nestes casos, serve para combater as famosas ondas de calor e suor, além de sintomas de ressecamento vaginal, problemas urinários, perda de libido e perda de memória e cognitiva.
Alguns métodos combinam os hormônios estrogênio e progesterona, enquanto outros usam somente estrogênio. A reposição pode ser feita de diferentes maneiras, incluindo comprimidos, géis e adesivos aplicados à pele.
Mas nem toda mulher deve ou precisa fazer a reposição hormonal. Muitas mulheres podem enfrentar bem a menopausa, sem passar pelos sintomas desagradáveis.
Nestes casos não há a indicação de tratamento. O recomendado é que ela realize alguns exames com a frequência necessária, como o exame papanicolau, para manter a saúde em dia.
Há tratamentos alternativos para os sintomas da menopausa que podem ser realizados como a acupuntura, meditação, atividade física e controle da alimentação. Os resultados de ambos os tratamentos variam de acordo com o organismo, por isso é fundamental o acompanhamento profissional.
Se você está precisando de orientação, entre em contato e agende uma consulta. Realizo atendimentos em Salvador/BA nas clínicas Cenafert e Insemina, ajudando mulheres a realizar o sonho da gravidez, entender os dilemas do próprio corpo e a buscar qualidade de vida.
Add Your Comment