Chances de gravidez natural por idade

Você sabia que a idade influencia nas chances de gravidez natural e fertilidade da mulher?

Diferentemente dos homens, que mantém uma constante produção de gametas (espermatozoides), as mulheres já nascem com uma quantidade de óvulos, chamada de reserva ovariana.

Com o decorrer do tempo, essa reserva vai diminuindo gradativamente, sofrendo uma queda acentuada após os 35 anos, até chegar na menopausa (aproximadamente aos 51 anos), caracterizada pela perda de função ovulatória e, consequentemente, da fertilidade feminina.

Assim sendo, a reserva ovariana desempenha um papel fundamental quando o assunto é gravidez e técnicas de reprodução humana assistida. Afinal, quanto mais óvulos saudáveis disponíveis, maiores as chances de fecundação ou êxito dos tratamentos de fertilidade.

Como a idade influencia?

Porém, a idade influencia diretamente não só na quantidade dos óvulos, mas também na qualidade. Mesmo com exames de reserva ovariana normais, e mesmo conseguindo uma boa quantidade de óvulos,  a idade isoladamente é um preditor de sucesso do tratamento, diminuído as chances de gravidez.

Além do que, a probabilidade de os gametas apresentarem algum tipo de problema que venha a causar alterações cromossômicas no embrião é bem maior depois dos 35 anos.

Doenças ginecológicas como pólipos, miomas uterinos endometriose são outros fatores que comprometem as chances de gravidez e, geralmente, essas doenças acometem mulheres com mais de 30 anos de idade.

É recomendado que quem tem mais de 35 anos e vem tentando engravidar há mais de 6 meses, verifique com um especialista em reprodução assistida se há algum problema de fertilidade.

Existe idade fértil?

A verdade é que, apesar de existir uma idade fértil, não há uma idade ideal para se engravidar e há muito o que ser considerado. Por isso, se há dúvidas sobre os métodos de reprodução assistida ou na razão da dificuldade em gestar, procure orientação profissional.

Atendimento em Salvador/BA nas clínicas Cenafert e Insemina. Agende a sua consulta!

Add Your Comment

WhatsApp