O processo de doação de sêmen acontece quando um homem cede seus espermatozoides para fecundação do óvulo de uma mulher.
A doação pode ser feita para clínicas de reprodução assistida ou bancos de esperma. No Brasil, as regras determinam que a doação deve ser anônima e sem caráter comercial.
Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 45 anos, não possuir doenças genéticas, ser saudável e não pertencer a nenhum grupo de risco de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e ter disponibilidade para realizar todos os exames necessários e fazer as coletas.
Para garantir que apenas amostras de boa qualidade sejam congeladas, exames são realizados antes da doação, entre eles o rastreio para doenças genéticas e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), e o espermograma, exame que proporciona a análise de critérios como qualidade seminal, concentração, morfologia e motilidade dos espermatozoides.
Como funciona o processo?
Os doadores preenchem uma ficha extensa de características físicas e pessoais e, em seguida, fornecem a amostra do seu sêmen, obtida através da masturbação, e o banco de sêmen fica encarregado de armazená-la.
O sêmen é então criopreservado em nitrogênio líquido à temperatura de -196°C para que sua capacidade de fertilização seja mantida. Não existe restrição sobre o tempo de armazenamento, espermatozoides criopreservados por mais de 30 anos ainda possuem o mesmo potencial quando descongelados.
O sêmen doado é posteriormente utilizado em tratamentos de reprodução assistida, como a inseminação intrauterina e a fertilização in vitro, indicadas de acordo com cada caso.
Quem pode doar?
O banco de sêmen também é indicado para homens que se submetem a situações nas quais sua capacidade reprodutiva pode ser colocada em risco, como quimioterapia e cirurgias.
Esse é um ato altruísta e de extrema solidariedade. O doador ajuda anonimamente outra pessoa que por algum motivo não pode ter um filho devido a falta do gameta masculino, o espermatozoide.
Casais homoafetivos, mulheres sem parceiro masculino, casais onde o marido não produz sêmen ou produz espermatozoides alterados são beneficiados pelo ato de doação de sêmen e conseguem realizar o sonho de uma gestação.
Add Your Comment