Menstruação: O que significa a ausência dela?

É muito comum associarmos um atraso na menstruação a uma possível gravidez, mas esse não deve ser nosso único foco para explicar a mudança, já que a falta de regularidade no ciclo menstrual pode ser consequência de vários outros motivos.

Não confunda com atraso!

Algumas vezes, um ciclo desregulado pode ser confundido com atraso menstrual. Isso porque a mulher pode prever a data com base nos últimos meses, mas toda mulher corre o risco de ter seu ciclo desregulado por nenhum motivo aparente, até mesmo aquelas que sempre tiveram o ciclo bem regular.

Mas há outros motivos, como por exemplo o estresse. Quando o corpo se encontra sob estresse por um longo período ele começa a conservar energia e previne a ovulação. Eventos traumáticos podem aumentar os níveis de adrenalina e cortisol, o que pode desregular a produção de estrogênio e outros hormônios reprodutivos.

Mudanças extremas de rotina podem também desregular o ciclo menstrual. Atividades como viajar, mudar para um novo fuso horário, mudar o horário de trabalho, mudar de cidade ou qualquer outra atividade que mude drasticamente o estilo de vida podem influenciar a menstruação.

A ausência também ela pode ocorrer quando há um excesso da prática de exercícios físicos, o que causa uma diminuição nos níveis de estrogênio a ponto de eliminar os ciclos menstruais. Essa falta de estrogênio pode causar, por exemplo, osteoporose, uma condição que resulta na fragilidade dos ossos.

Pode ser sinais da menopausa…

Para as mulheres que estão na faixa dos 40 anos, um atraso na menstruação pode ser o primeiro sinal da aproximação da menopausa. Em alguns casos, essas mulheres acabam se assustando ao imaginar uma gravidez tardia, que provavelmente seria de risco.

A alteração da menstruação é um dos principais sintomas da síndrome de ovários policísticos (SOP). A mais comum é a presença de oligomenorreia, que é a menstruação com frequência anormal, em intervalos de mais de 35 dias ou a amenorreia, que é ausência de menstruações no período em que elas deveriam ocorrer.

Caso a menstruação atrase por mais de um ciclo, mesmo que não for gravidez é preciso atenção. Procure orientação médica.

Add Your Comment

WhatsApp