No momento atual, com a pandemia por conta do coronavírus, muitas mulheres têm se questionado se o sonho de engravidar deve ser adiado. Parar de tentar ter na gravidez na pandemia, nesse difícil, é o certo a fazer?
A princípio, não existe contraindicação. O fato é que o momento exige cuidado, já que a ciência ainda não tem o conhecimento necessário para afirmar que é totalmente seguro embarcar em uma gestação agora.
Como funciona a transmissão da mãe para o bebê?
Apesar de não haver sinais de que há transmissão da mãe para o bebê durante a gravidez, nem de que a infecção possa causar malformações do feto, é preciso se atentar sobre o cuidado pós-parto.
Por ser uma crise de saúde pública, o coronavírus sobrecarregou sistemas de saúde, o que pode comprometer a atenção e estrutura devidas para as pessoas grávidas.
O acesso à exames e acompanhamento pré-natal também pode sofrer alterações com a pandemia. Essa questão é um ponto muito válido a se considerar, já que não é possível prever o que acontecerá nos próximos meses.
Para quem pode esperar, é ideal aguardar mais um pouco até que as coisas voltem ao normal. Quando a gravidez se inicia, é importante realizar exames e ter acompanhamento médico e mesmo que a consulta possa ser feita online, não há necessidade de se expor a riscos.
E se eu já estiver grávida?
Se você já estiver grávida, é importante tomar todas as precauções possíveis para reduzir o risco de exposição ao coronavírus, seguindo as recomendações atuais, como lavar as mãos com sabão, não tocar olhos, nariz e boca, além de praticar o distanciamento social.
É uma boa oportunidade para se concentrar em nutrição e reduzir ou eliminar hábitos que são prejudiciais à saúde geral. Se você se preparar agora, estará pronta para iniciar o tratamento, assim que for seguro.
Procure orientação médica para seguir com a gravidez na pandemia saber as melhores condições para você. Entre em contato e agende uma consulta!
Add Your Comment