Inseminação Intrauterina: Como funciona?

A inseminação artificial é a introdução de sêmen no trato genital feminino por outro método que não uma relação sexual. A inseminação intrauterina (IIU) é a colocação do sêmen preparado previamente diretamente na cavidade uterina através do colo do útero.

A IIU é um procedimento relativamente simples. Primeiro a mulher se deita em uma mesa de exame para que o médico introduza um espéculo para identificar o colo do útero. Em seguida, um tubo estreito (catéter) é colocado através do colo do útero e a amostra de sêmen é injetada lentamente dentro do útero.

Como funciona o processo?

A partir do momento que a amostra de sêmen é recolhida, ela é preparada para que sejam selecionados os espermatozoides móveis e removido o fluido seminal. Também é feita a estimulação ovariana para crescimento de mais folículos do que o único habitual.

No processo pode-se utilizar o sêmen do próprio cônjuge, sendo neste caso o sêmen fresco ou congelado, ou de um doador anônimo, neste caso sempre o sêmen previamente congelado e tendo sido o doador avaliado para excluir doenças com potencial de transmissão por líquidos biológicos.

Após a inseminação, a paciente deverá iniciar o uso de medicamentos via oral ou vaginal que será mantido até a 8ª semana de gestação, caso ela ocorra. O teste de gravidez é realizado 14 dias após o procedimento. Se positivo, a paciente fará uma ultrassonografia para confirmar a gestação e o número de embriões após mais 14 dias.

Possui interesse?

O tratamento possui uma taxa de sucesso em torno de 15%, a depender principalmente da idade da mulher. Pode ser realizado mais de uma vez, porém acima de três tentativas, deve-se refletir sobre custo-benefício.

Se você está buscando ajuda ou orientação em relação as técnicas de reprodução assistida como a inseminação, entre em contato comigo. Clique aqui e confira os endereços de atendimento!

Add Your Comment

WhatsApp