O exame Papanicolau, como antigamente era chamado o exame Citopatológico do colo do útero, é um exame preventivo de procedimento simples e costuma ser realizado no próprio consultório ou em laboratórios de diagnóstico.
Em alguns estados, é conhecido popularmente como “preventivo”. Nele, o médico coleta material do colo uterino por meio de uma colher de raspagem. Após isto, o material coletado é colocado em uma lâmina e levado para análise em laboratório.
Ao analisar as células colhidas no exame Papanicolau, é possível perceber algumas alterações, como por exemplo inflamações, lesões e displasias (anomalias relacionadas ao desenvolvimento de um órgão ou tecido). O objetivo do exame é detectar precocemente lesões ou alterações do tecido uterino que indiquem a presença do HPV, cuja infecção é responsável por praticamente todos os casos de câncer de colo de útero.
A avaliação microbiológica da amostra também pode detectar algumas infecções sexualmente transmissíveis, como a tricomoníase, porém este não é o principal objetivo do exame. Inclusive, a inflamação muito intensa devido a algum corrimento pode atrapalhar a avaliação das células do colo do útero, devendo-se tratar a infecção para depois realizar a coleta do preventivo.
O exame não dói. No entanto, pode ser sentido desconforto ou sensação de pressão no interior do útero durante a realização do exame.
Para quem é indicado?
Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.
Como se preparar para o exame?
A preparação consiste em evitar relações íntimas mesmo com o uso de camisinha, evitar usar duchas para higiene íntima e evitar o uso de medicamentos ou anticoncepcionais vaginais nos 2 dias anteriores ao exame.
Sua simplicidade não exclui sua importância, visto que é um dos exames mais eficazes quando se fala de prevenção da saúde da mulher. Afinal, ele pode rastrear o câncer de colo do útero, que pode levar até dez anos para se desenvolver e é a segunda neoplasia maligna mais frequente entre as mulheres do mundo.
Acesse o site, veja o endereço mais próximo a você e agende uma consulta!
Add Your Comment