Ovodoação: Você sabe como funciona?

A Ovodoação (também conhecida como doação de óvulos) é o processo em que uma mulher fértil doa seus óvulos para outra com problemas de fertilidade que impedem a gravidez.

É realizada nos casos em que a receptora não tem mais óvulos próprios a serem utilizados em um tratamento, como nos casos de menopausa ou menopausa precoce, assim como nas situações se insucessos nos tratamentos com óvulos próprios.

Vários critérios são utilizados para a escolha da doadora de óvulos, entre eles estão a idade que, obrigatoriamente, deve ser de 35 anos ou menos a e ausência de doenças infectocontagiosas.

O processo de ovodoação é parte integrante dos tratamentos de reprodução assistida, utilizado principalmente na FIV (fertilização in vitro), em que os espermatozoides do parceiro e óvulos doados são fertilizados em laboratório.

Como funciona o processo?

A doadora passa por um processo de indução da ovulação, ao mesmo tempo em que a receptora, através da administração de hormônios, prepara seu endométrio para receber embriões.

Ao atingirem o tamanho adequado, os óvulos da doadora são retirados e parte deles são doados para a receptora, sendo fertilizados, cada um, com o sêmen do respectivo marido. A seguir, os embriões são transferidos para cada uma das pacientes, respectivamente. Não há acesso, por nenhuma das partes, à identidade dos envolvidos, bem como informações sobre o sucesso da gravidez.

Isso também contribui para ser possível a realização do sonho de ter um filho para casais homoafetivos masculinos. Nesse caso, a ovodoação é uma etapa imprescindível do tratamento. A fertilização do óvulo recebido é feita com os gametas de um dos parceiros.

Este processo, além de ajudar as receptoras a engravidarem, ajuda também as doadoras. De acordo com as regulamentações brasileiras é proibido comercializar óvulos, no entanto, a gratificação possível segundo a lei é o custeamento do tratamento pela receptora para que os óvulos sejam compartilhados.

A ovodoação é um procedimento com altas taxas de êxito, visto que as doadoras são, por requisito, mulheres saudáveis, em idade fértil e que foram criteriosamente examinadas.

Está procurando ajuda para engravidar ou possui dúvidas sobre o processo de reprodução assistida? Entre em contato comigo!

Add Your Comment

WhatsApp