Algumas mulheres podem ser detectadas com o chamado útero retrovertido. Isso acontece quando o órgão está voltado para a região posterior do corpo. Isto é uma variação da normalidade e não requer nenhum tipo de cuidado médico especial, podendo ocorrer desde o nascimento. Saber a posição do seu útero se torna importante em alguns momentos como por exemplo: inserir um…
A gravidez ectópica ocorre quando o óvulo fecundado é implantado fora do útero, ou seja, em outras estruturas. A gravidez tubária, quando a implantação acontece dentro das trompas de Falópio, é uma das mais comuns. Infelizmente a gravidez tubária não é uma gravidez viável, já que a trompa não aguentaria a gestação toda pois não é preparada para crescer e…
A Síndrome do Ovário Policístico é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho. É uma doença caracterizada pela menstruação irregular, alta produção do hormônio masculino (testosterona) e presença de microcistos nos ovários. Com o ciclo e a ovulação desregulados, aparecem as dificuldades para…
A infertilidade pode ser causada por diversos motivos, entre eles, destacam-se as irregularidades hormonais e problemas ginecológicos. Pode ser percebido a presença de determinados sintomas, ou a própria infertilidade ser o único apresentado. Embora algumas vezes esses fatores sejam permanentes, os avanços da medicina reprodutiva permitem algumas alternativas que potencializam as chances de sucesso. A primeira fase de identificação é…
O coito programado, ou a relação sexual programada, é considerado um tratamento de baixa complexidade na reprodução assistida. Basicamente o processo consiste em fazer a mulher usar medicamentos hormonais para induzir a ovulação, podendo ser via oral ou através de injeções subcutâneas. Em seguida é realizado um monitoramento por ultrassom para acompanhar a quantidade e o tamanho dos folículos. Quando…
Para que se consiga engravidar, é preciso que a saúde esteja em dia. O sistema reprodutivo da mulher precisa estar funcionando bem e os hormônios em equilíbrio. Além disso, também é essencial controlar doenças crônicas, como o diabetes. Não é preciso temer a diabetes em relação à gravidez, mas é preciso atenção. A diabetes é uma doença caracterizada pelo excesso…