Ovulação e período fértil são conceitos importantíssimos para mulheres que estão tentando engravidar, especialmente quando experimentam alguma dificuldade. É no período fértil da mulher que acontece a ovulação e é nesse período que a mulher tem chances maiores de engravidar.
A ovulação é o evento central do período fértil e determina em que momento do ciclo menstrual você terá possibilidade de engravidar. É o momento durante o ciclo menstrual em que os hormônios estimulam a liberação do óvulo para a tuba uterina para haver fecundação. Quando não há gravidez, o endométrio descama e é expelido do útero dando origem à menstruação.
No caso do período fértil, é o momento do ciclo menstrual com mais chances de engravidar. Ele acontece nos cinco dias que antecedem a ovulação, e também os dois dias após a mesma.
O espermatozoide pode sobreviver cerca de 4 dias dentro do corpo da mulher, ou seja, mesmo tendo relação sexual no dia de hoje a mulher pode ovular daqui a 4 dias e mesmo assim engravidar.
No caso das mulheres que possuem ciclos regulares de 28 dias, a ovulação ocorre aproximadamente 14 dias após o 1º dia do último ciclo menstrual, podendo acontecer dois dias antes ou dois dias depois do 14º dia, é o chamado período fértil.
Normalmente a mulher ovula ao longo desses dias, mas também pode ocorrer ovulações fora desse período previsto de acordo com níveis hormonais, estresse ansiedade, por exemplo.
Como perceber que estou ovulando?
Os sinais da ovulação podem ser silenciosos na maioria dos casos, porém, algumas mulheres percebem alguns sinais de que ela está ocorrendo ou prestes a acontecer. Algumas tendem a sentir dores, como cólicas na região dos ovários, e com isso conseguem até mesmo afirmar de que lado estão ovulando.
Outras conseguem perceber a presença de uma secreção própria do período da ovulação, que é o chamado corrimento “clara de ovo”, transparente e denso para que facilite a movimentação dos espermatozoides para o interior do útero. Existem, ainda, as que também experimentam nesse período um aumento na libido e se sentem mais sensuais.
Ainda está com dúvidas e procura orientação sobre esse e outros assuntos? Agende uma consulta!
Add Your Comment