Infelizmente, a Covid-19 (coronavírus) trouxe muito pânico e medo, por isso, é importante estarmos atentos não apenas aos aspectos físicos e biológicos da doença, mas também voltar a atenção para a saúde mental e emocional da população.
Mas como enfrentar os tempos difíceis sem ter um mal-estar psicológico? Primeiro precisamos entender que grande parte das pessoas nunca passou por uma situação semelhante.
E as pessoas que já sofrem de ansiedade e problemas parecidos são especialmente propensas a passar momentos difíceis durante esse momento de crise. Devemos nos conscientizar de procurar não alimentar ainda mais a sensação de medo e pânico.
Fique atento à algumas atitudes necessárias:
- Evite o excesso de informações: Durante os tempos de crise, notícias falsas e boatos podem provocar ainda mais estresse e medo desnecessários. Procure filtrar as notícias e imponha limites quanto a sua exposição a informações que possam alterar o seu estado de humor.
- Não fique ocioso e sem fazer nada: Faça diferentes atividades dentro de casa como ler livros, assistir filmes e organizar a casa. Tire um tempo para realizar as tarefas que estavam pendentes e não eram feitas porque você não encontrava tempo.
- Deixe de lado a individualidade: Reveja os seus conceitos e aceite as mudanças repentinas, pois o comprometimento coletivo faz a diferença. Ninguém gosta de viver aprisionado, mas este sentimento pode ser amenizado a partir da forma como você avalia as situações.
- Seja realista, mas não pessimista: Evite o pessimismo e transmitir negatividade, pois isso apenas alimenta a angústia. Procure conversar sobre seus sentimentos com pessoas que possam aceitá-los e não as influencie para que haja ansiedade. Estar isolado não é uma punição e sim uma preservação e contribuição para o bem comum.
O vírus COVID-19 infelizmente trouxe um verdadeiro estrago para a economia e paz mundial. E não podemos contribuir com isso. Vamos ser otimistas e mentalizar que tudo isso vai acabar em breve.
É claro que isso é um grande desafio para o mundo que nos pede para sermos ativos e produtivos o tempo todo. Porém, a não transmissão desse vírus só será possível se tivermos um comprometimento pessoal em favor do coletivo. Em caso de suspeitas, procure orientação médica e oriente as pessoas ao seu redor.
Add Your Comment