Educação Sexual e mesmo o sexo é um enorme tabu na sociedade e para muitos ainda há uma grande dificuldade de discutir tais temas em casa.
Não é raro as pessoas sentirem-se envergonhadas de conversarem sobre o assunto até mesmo nos consultórios médicos. Por isso a educação sexual se faz tão necessária.
O principal objetivo de educar as pessoas, tanto as crianças quanto os adultos, é de levar informações corretas sobre sexualidade para que haja uma maior prevenção da ocorrência de gravidezes indesejadas e DSTs.
Por que ensinar sobre sexualidade para os jovens?
É importante ressaltar que o primeiro contato sexual está ocorrendo cada vez mais cedo entre os jovens. Eles estão se tornando sexualmente adultos num período da vida em que as dúvidas sobre temas como gênero, identidade de gênero, sexo, sexualidade, direitos reprodutivos não estão totalmente esclarecidos na mente deles.
Com isso, um tsunami de problemas de ordem biológica, psicológica e social pode ser gerado quando não há um acompanhamento educacional, a partir do instante que o jovem começa a manifestar as primeiras oscilações da libido, na qual fará parte da vida dele na fase adulta.
Quando a educação sexual na infância é defendida se dá por conta da prevenção de abusos. É importante a criança entender quais são os limites de qualquer pessoa sobre seu corpo e, com isso, aprender a dizer não.
A educação sexual para adolescentes é uma ferramenta de orientação e autoconhecimento, que leva os adolescentes a refletirem e elaborarem sentimentos sobre conhecimentos e comportamentos relacionados à sexualidade humana, por exemplo.
A reflexão sobre a vivência da sexualidade na adolescência estabelece uma relação entre explorar a sexualidade com saúde, com o próprio corpo e sua autoestima.
A educação sexual, ao contrário do que muitos pensam, trata de amor, afeto, amizade, relacionamentos e de prazer. Ela é extremamente importante para todas as idades porque nos ajuda a refletir melhor e encontrar formas de viver de maneira saudável e segura.
Não hesite em questionar ou buscar conhecimento sobre esse assunto. Agende uma consulta!
Add Your Comment