Injeção anticoncepcional: quais os prós e contras?

Assim como os demais métodos, a injeção anticoncepcional também apresenta efeitos colaterais importantes, contraindicações e seu uso deve ser prescrito por um ginecologista de acordo com as especificidades da paciente.

Existem dois tipos de injeção anticoncepcional: a mensal e a trimestral. A primeira é composta por uma combinação de dois hormônios: progesterona ou estrogênio. Já o contraceptivo aplicado a cada três meses é feito apenas de progesterona.

Ou seja, ele age da mesma maneira que a pílula, o que muda é apenas a forma como é utilizado. São também muito eficazes, com taxas de gravidez muito baixas, ao redor de 0,1% a 0,3% ao ano, aproximadamente.

O principal atrativo desse método é a sua durabilidade. Durante 1 a 3 meses a mulher não precisa se preocupar diariamente com essa questão.

Outras características consideradas positivas na injeção anticoncepcional envolvem os seguintes fatores como ser uma alternativa para as mulheres em que o hormônio estrógeno é contraindicado e de não interferir na vida sexual.

Possui a função de suspender a ovulação, ou seja, impede que seus ovários liberem um óvulo por mês que possa ser fertilizado, resultando em gravidez. O tiro também engrossa o muco cervical para evitar que o espermatozoide atinja um óvulo.

E as contraindicações?

No entanto, há diversas contraindicações, principalmente no que se refere ao uso por mulheres acima dos 35 anos e fumantes, aquelas com histórico de trombose, cardiopatia, doença hepática grave e enxaqueca, por exemplo.

Também podem ocorrer alterações no ciclo menstrual que podem ir desde o excesso de sangramento até mesmo à ausência completa de menstruação (amenorreia). Já algumas enfrentam sangramento em excesso, o que precisa ser investigado.

Além disso, é importante ressaltar que a injeção anticoncepcional não protege a mulher de possíveis doenças sexualmente transmissíveis. Para isso é recomendado o uso de preservativos.

Lembre-se que a escolha do método contraceptivo deve ter a indicação médica. Isso porque, além de ser necessário uma avaliação de diversos fatores relacionados à paciente, ele só é aplicado com a apresentação de receita. Em caso de dúvidas, agende uma consulta.

Add Your Comment

WhatsApp