A gravidez é um momento especial na vida do casal e, diferente do que muita gente pensa, ela deve sim ser planejada. Isso porque, ao decidir que é o momento certo para ter um bebê, a mulher pode preparar o seu organismo para isso.
Se puder, pense em fazer esse planejamento com bastante antecedência, de um ano até, para que as mudanças na sua alimentação e no seu estilo de vida possam já ter tido efeito.
Uma das primeiras e mais importantes decisões a tomar é abandonar eventuais hábitos nocivos, entre eles o consumo de álcool, cigarro e outras substâncias tóxicas (drogas), que podem provocar atraso no desenvolvimento do bebê.
Outro ponto muito importante é em relação ao peso da mulher. Para quem já está acima do peso, começar a comer de forma mais saudável e começar a praticar exercícios antes mesmo de engravidar pode ser a melhor opção.
A ingestão de alimentos ricos em zinco, vitaminas B6, E e ômega 3 atuam como estimulantes de hormônios sexuais, que além de manter a mulher bem nutrida sem engordar, facilita a concepção.
E no caso de doenças?
No caso de possuir doenças crônicas como hipertensão, diabetes, lúpus, epilepsia, asma e distúrbios da tireóide, é ainda mais importante planejar a gravidez com antecedência. Devido às mudanças que o estado gestacional produz no corpo, a maioria das doenças crônicas tendem à exacerbação ou descontrole durante a gravidez.
O ideal é iniciar uma gravidez quando a doença estiver em perfeito controle, para não haver complicações.
Tomar um suplemento de ácido fólico ajuda a prevenir defeitos do tubo neural do bebê, como a espinha bífida. O ideal é começar 3 meses antes de tentar engravidar e continuar a ingestão durante todo o primeiro trimestre da gravidez.
Antes de engravidar, procure fazer check-up para ver como anda a sua saúde. Será preciso fazer testes hormonais, sorológicos e verificar se as vacinas estão em dia. Seguindo essas dicas e outras orientações médicas, a gestação flui perfeitamente bem sem problemas para a sua saúde e do seu bebê.
Add Your Comment