O período fértil é a fase na qual a mulher ovula. Apesar de variar bastante de mulher para mulher, esse estágio acontece cerca de 14 dias antes da menstruação.
A ovulação é um processo natural no ciclo menstrual de qualquer mulher. É nele que o folículo ovariano é rompido, liberando o óvulo para que encontre o espermatozoide e ocorra a fecundação. Algumas mulheres relatam maior sensibilidade aos odores e desejo sexual nos dias que antecedem a ovulação.
Embora o mais habitual sejam ciclos de 28 dias, existem mulheres que chegam a ter até 31 dias de pausa entre cada menstruação. Com isso, você deve subtrair o número 14 ao número total de dias do seu ciclo, chegando ao dia final do período fértil, sempre em relação à data da menstruação.
Para quem está tentando engravidar, é importante ficar de olho ao período fértil, para aumentar as probabilidades da gestação.
Assim como acontece no período pré-menstrual, há alguns sinais no corpo, mais sutis, que podem ser observados durante o período fértil.
O principal deles é o muco cervical, uma secreção diferente eliminada pela vagina nos dias férteis. Ele tem aparência e textura semelhantes à clara de ovo cru – transparente e elástico. Esta secreção, que costuma deixar a vagina mais úmida, é um indício de que a mulher deve estar entrando no seu período fértil.
Quando o muco vaginal se torna mais fluido e transparente, os espermatozoides encontram mais facilidade para chegar ao óvulo. O aumento da temperatura corporal ocorre devido ao esforço que o organismo faz para preparar-se para a fecundação e, os outros sintomas fazem com que a mulher esteja mais atraente e mais receptiva ao contato íntimo.
Como faço para engravidar durante este período?
Para aumentar suas chances de engravidar, é importante ter relações sexuais nos dias que antecedem o dia da ovulação. Mas é importante ressaltar que as relações sexuais fora do período fértil também podem originar uma gravidez, ainda que com menor probabilidade.
A probabilidade de engravidar fora do período fértil diminui à medida que nos afastamos do período calculado, em qualquer direção (antes e depois), mas tal não significa que uma gravidez não possa ocorrer. Em caso de dúvidas, entre em contato!
Add Your Comment