Muitos se questionam sobre a possibilidade de escolher o sexo do bebê nos métodos de reprodução assistida e, ainda, se é possível definir outras características, como cor da pele, do cabelo e dos olhos.
A escolha do sexo do bebê é um procedimento proibido no Brasil. No entanto, em uma situação específica essa escolha pode ser feita.
A prática da chamada sexagem fetal (quando os especialistas escolhem um embrião pelo sexo) possui uma exceção para os casos em que já é sabido que um dos pais é portador de uma doença hereditária ligada ao sexo, como a hemofilia, que só se manifesta em homens.
Na FIV (Fertilização In Vitro), o que permite identificar o gênero da criança é o teste genético pré-implantacional (PGT).
Desenvolvido com a finalidade de rastrear doenças genéticas, esse teste permite que o médico analise as células do embrião antes que ele seja implantado no organismo da mulher.
Essa análise tem alta precisão em determinar qual embrião gerará uma criança do sexo feminino e qual dará origem a uma criança do sexo masculino.
Além da sexagem, existem técnicas que aumentam as chances de o casal ter um menino ou uma menina. Na inseminação artificial, em que os gametas do homem são previamente coletados e depois implantados na mulher, é possível fazer uma seleção de espermatozoides masculinos ou femininos, conforme o que se deseja.
É possível monitorar a ovulação e transferir os espermatozoides na melhor data. Os masculinos, mais rápidos e menos resistentes, chegam primeiro e levam vantagem, se forem implantados logo após a ovulação.
Os femininos, mais lentos e mais resistentes, têm chance maior de fecundar o óvulo se a inseminação acontecer bem antes da ovulação.
E aquelas dicas sobre posição?
Algumas são orientações para que o casal tenha relações sexuais em determinadas “posições” ou fases do ciclo menstrual, que poderiam facilitar a gravidez de menina ou menino. Porém, nenhuma delas possui comprovação científica e são desconsideradas nos tratamentos médicos.
Em caso de dúvidas ou se está buscando métodos de reprodução assistida, entre em contato e agende uma consulta!
Add Your Comment