Congelamento de Óvulos: Existe uma idade limite?

Conquistando cada vez mais independência, a mulher moderna tem mais autonomia para decidir quando ser mãe. Algumas optam por postergar a decisão de engravidar e buscam tecnologias que ofereçam alternativas para quem opta pela maternidade tardia.

Com o avanço das técnicas de Reprodução Assistida, podemos oferecer diversas opções para auxiliar as mulheres que queiram preservar a fertilidade ou evitar/minimizar os riscos advindos da idade sobre seus futuros filhos.

Qual a idade limite?

Uma das principais dúvidas que surgem com esse assunto, é se há uma idade ideal ou limite para o congelamento dos óvulos. Não há limite nem idade ideal, mas quanto antes, melhor.

Os estudos mostram que se o congelamento é feito até 38 anos, os resultados são melhores.

Existe a possibilidade de congelar os óvulos aos 39, 40 ou 43 anos, porém, as chances de sucesso diminuem. Isso porque o envelhecimento reduz a qualidade dos óvulos produzidos, interferindo nas chances de uma gravidez futura.

No entanto, é importante enfatizar que o fato de congelar óvulos não garante uma futura gestação, assim como todo tratamento na área de reprodução humana.

Além disso, algumas mulheres podem apresentar casos de menopausa precoce. Isso representa um risco aumentado para que também seu ovário entre em falência prematuramente. Congelando previamente seus óvulos, essas mulheres terão uma chance de gravidez caso entrem na menopausa antes de ter conseguido engravidar.

O procedimento de aspiração dos folículos para o congelamento de óvulos é realizado dentro do centro cirúrgico, com sedação e anestesia local, para que a paciente não sinta dor nem desconforto. A coleta é guiada por ultrassonografia transvaginal para garantir maior segurança ao procedimento.

Se você possui mais do que 30 anos e não pensa em ter filhos nos próximos anos, converse sobre o assunto com um especialista para avaliar as condições de uma reserva ovariana. Entre em contato e agende uma consulta!

WhatsApp