A pílula anticoncepcional leva para dentro do organismo da mulher hormônios sintéticos que simulam progesterona e estrogênio. Para que o óvulo não seja liberado para fecundação, esses hormônios “enganam” o cérebro e, assim, o ovário fica inativo. São exatamente esses hormônios que estimulam a formação de coágulos. Quanto mais o sangue coagula, maior o risco de uma veia ser obstruída.…
A janela de fertilidade é o intervalo de seis dias entre o início e o fim da ovulação. É neste período que as chances de engravidar estão maiores. Por isso, quanto mais a mulher conhecer seu ciclo e perceber as mudanças que ocorrem, maior a chance de conceber. Durante a janela de fertilidade os óvulos e os espermatozoides atingem sua…
Com o passar dos anos, o número de óvulos presentes na mulher vai diminuindo e, com isso, as chances de engravidar também. Para entender a reserva ovariana, o hormônio antimulleriano tem como função alertar a proximidade da menopausa e a síndrome dos ovários policísticos. Este hormônio é uma substância produzida pelas células dos ovários e é responsável por controlar o…
Miomectomia é a cirurgia na qual se faz a retirada de miomas uterinos. Pode ser realizada através de laparotomia exploradora, videolaparoscopia ou histeroscopia cirúrgica. A escolha da via cirúrgica varia de acordo com o tamanho e a localização do mioma. Às vezes, em virtude do tamanho, é necessário mais de um tempo cirúrgico. Uma mulher apresentando miomas uterinos é inicialmente…
Todo mundo sabe que cigarro faz mal, mas para as mulheres, as consequências são ainda mais fortes. Além das doenças respiratórias, hipertensão e osteoporose, comum entre os gêneros, fumar aumenta as chances de câncer nas mamas e no aparelho reprodutor. O tabagismo leva a uma diminuição do nível de estrogênio e da reserva ovariana, que pode causar a ausência da…
Já ouviu falar em reposição hormonal? Sabe como funciona? A fase do climatério, quando a mulher começa a transição para a menopausa, faz com que alguns hormônios, como o estrogênio e a progesterona, diminuam bruscamente sua produção o que ocasiona alterações corporais e psicológicas. A reposição nestes casos, serve para combater as famosas ondas de calor e suor, além de…
O momento ideal para fazer o teste de gravidez depende de que tipo de exame você vai fazer. Há dois tipos: o teste de farmácia, que é feito com a urina, e o exame de sangue. Os testes de gravidez de farmácia detectam a presença de hCG na sua urina. Dependendo da marca, um teste pode ser mais sensível que…
Sim! Caso esteja apresentando ciclos menstruais regulares é muito provável que o seu ovário esteja funcionando adequadamente e apresentando ovulações, é possível sim engravidar. Mas é necessário conhecer melhor as particularidades dessa condição para que se compreendam quais são as chances reais de uma concepção. Existem diversos problemas que podem levar a perda de uma das trompas, como endometriose, obstrução…
Você sabia que a idade influencia nas chances de gravidez natural e fertilidade da mulher? Diferentemente dos homens, que mantém uma constante produção de gametas (espermatozoides), as mulheres já nascem com uma quantidade de óvulos, chamada de reserva ovariana. Com o decorrer do tempo, essa reserva vai diminuindo gradativamente, sofrendo uma queda acentuada após os 35 anos, até chegar na…
Se você está pretendendo engravidar, é importante saber quais são os seus dias mais férteis. Para isso, é possível realizar um teste de ovulação, que pode indicar quando há maior probabilidade de concepção no caso de você ter relações sexuais e ajudá-la a engravidar mais rápido. O teste identifica os dias férteis, ou seja, o período do ciclo menstrual em…